domingo, 16 de março de 2014


ROTEIRO DE AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA
E.E. Vitor Meireles - 2º Ano ____

Assunto: Osmose em Folha de Alface - Experimento 1

Turma ______ Data ____/____/______

Nomes dos constituintes do grupo:
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Objetivo: Demonstrar a osmose em célula vegetal (alface): Experimento 1

Esse roteiro propõe dois experimentos com folha de alface. O primeiro mostra a desidratação da folha devido à perda de água para o meio e sua posterior reidratação através do fenômeno da osmose. O segundo experimento mostra a perda de água da folha acrescentando-se sal de cozinha, como o que ocorre ao adicionarmos tempero à salada.

Materiais:

· Alface fresca;
· Água;
· 1 prato ou vasilha;
· Geladeira.

Procedimentos:

1- Colocar uma folha de alface num recipiente e o coloque na geladeira até que fique desidratada (murcha), o que levará cerca de 1 dia. Após esse 1 dia faça a foto da folha de alface. Esta será a figura 1 do seu relatório. Exemplo: Figura 1: Folha de alface desidratada

2- Colocar a mesma folha de alface numa vasilha com água (fotografe e essa será a foto 2 do seu experimento) e aguardar por cerca de 3 horas fora da geladeira e fotografe (essa será a foto 3 do experimento do grupo). Exemplos: Figura 2: Reidratação da folha de alface e Figura 3 - Folha de alface após ganho de água.
Observação:

A folha perde água na geladeira devido ao fluxo do ar frio e seco no seu interior, fazendo com que a folha se desidrate. Ao colocar a folha desidratada em água, ocorrerá uma difusão desta para o interior das células da folha. Isto ocorre porque a folha, desidratada, apresenta meio mais concentrado, com maior concentração de solutos do que água (hipertônico) em relação ao meio externo que, nesse caso é hipotônico. Esse fenômeno é conhecido como osmose (difusão de água de um meio com menor concentração de solutos para um meio com maior concentração de solutos).






ROTEIRO DE AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA
E.E. Vitor Meireles - 2o. Ano ____


Assunto: Osmose em Folha de Alface - Experimento 2

Turma ______ Data ____/____/______

Nomes dos constituintes do grupo:                         

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Objetivo: Demonstrar a osmose em célula vegetal (alface): Experimento 2

Vimos no experimento 1 que ocorreu a desidratação da folha devido à perda de água para o meio (geladeira) e sua posterior reidratação através do fenômeno da osmose.

Este segundo experimento mostra a perda de água da folha acrescentando-se sal de cozinha, como o que ocorre ao adicionarmos tempero à salada.

Materiais:
· Alface fresca;
· Água;
· 1 prato ou placa de petri
· Geladeira;
· 1 colher;
· Sal de cozinha

Procedimento:

1- Colocar uma folha de alface em um recipiente (fotografar para o seu relatório).
Exemplo: Figura 4 - Folha alface fresca

2- Adicionar sal de cozinha sobre a folha (fotografar a folha com o sal sobre ela). Exemplo: Figura 5 – Adição de sal à folha.

3- Aguardar até que a folha perca sua resistência e fique flácida (fotografar o aspecto da folha). Exemplo: Figura 6 – Folha de alface após a desidratação com sal.

Observação: A folha fica com aspecto murcho devido ao sal adicionado à sua superfície. O interior das células da alface tem menor concentração de solutos (meio hipotônico) em relação ao sal colocado sobre a folha. A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.

Relatório em grupo para as aulas práticas
com os experimentos 1 e 2 da Osmose em Folha de Alface




Este relatório deverá ser feito pelo mesmo grupo que fez o experimento na bancada do laboratório.

1 – Introdução: Com o uso de livros, revistas ou sites da internet, faça uma breve introdução sobre o processo de difusão conhecido como Osmose.

2 – Materiais e Procedimentos: Descreva como foi feito o seu experimento e que materiais o grupo usou.

3 – Resultados: Coloque os resultados de cada etapa, por exemplo as fotos, descrevendo em que momento foram tiradas.

4 – Conclusão: Coloque uma breve conclusão como a que está escrita na observação do roteiro de cada experimento (ela foi colocada propositalmente para que você aprenda como escrever uma conclusão).

5 – Referências Bibliográficas: Coloque como referência os livros ou sites que você pesquisou para escrever a introdução, por exemplo, ou onde pesquisou sobre o tema da aula prática.

Observação 1 - Percebam que se não fizerem registros do experimento, em seus cadernos e através de fotos, não terão dados para o relatório.

Observação 2 -  O grupo pode dividir as responsabilidades mas ela é de cada um.

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